domingo, 28 de novembro de 2010

GAMBRINUS

O restaurante Gambrinus, fundado em 1936, é um dos mais tradicionais de Lisboa. Especializado em peixes, também é famoso pelo sanduiche de mignon, dito aqui PREGO, e os croquetes de carne, ambos servidos no balcão da entrada. Inicalmente era uma "tasca", um bar popular, e em 1964 foi transformado em restaurante.

Vista do salão

Em outras viagens eu já havia experimentado o prego no bar. Desta vez almoçamos tradicionalmente.

Iniciamos com vôngoles na manteiga e como prato um robalinho grelhado com legumes. Simplesmente delicioso. Tudo regado com o vinho branco Muros de Melgaço 2008, uva alvarinho. Queijo da Serra da Estrela e um doce de ovos para finalizar.


O peixo veio inteiro e o garçon nos serviu deste modo, sem as espinhas e acompanhado por legumes.

Mesa das sobremesas

sábado, 27 de novembro de 2010

PASSEANDO POR LISBOA

A melhor maneira de conhecer uma cidade é vagando pelas ruas. Foi o que fizemos no dia da chegada. As árvores de outono decorando as ruas com suas folhas alaranjadas.

Avenida Liberdade

Teatro D. Maria...

Rua do Carmo

Confeitaria A Brasileira - pausa para um café

Eram 12 horas e já não havia mais clientes no mercado. Um vendedor me disse que fecha às 14 horas e neste horário ninguém mais vem comprar. O local é muito grande. Comparado aos nossos, é melhor nos peixes, o resto deixa a desejar.

Este peixe enorme é o espada.



Prédio da Prefeitura

Castelo São Jorge ao fundo

Antiga estação de trem

Praça D. João IV

Depois de um dia de longas cominhas e pausa para o almoço no Gambrinus, ainda tínhamos que subir a rua Salitre até chegar ao hotel. Aqui estou na metade.

Ainda faltava tudo isto para subir.

No dia seguinte, após o descanso.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

AMANHECENDO EM LISBOA

Novembro está quase chegando ao fim, e o blog ficou abandonado. Trabalhos e outras coisas me impediram de escrever. Em compensação, agora estou em férias. Chegamos hoje bem cedo à Lisboa. Estava escuro, eram 6 horas o que significava 4 horas da madrugada para nós. Dia gostoso, com temperatura entre 10 e 14°. Um pouco de sol pela manhã, mas à tarde o tempo fechou. Andamos muito à pé. Só assim, se esquece do sono e cansaço de uma noite quase em branco. Almoço no Gambrinus e visita ao Centro Cultural Belém. São 20 horas, horário local e daqui a pouco vou dormir. Amanhã posto algumas fotos e falo do almoço.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

NOVEMBRO ROSÉ

Os vinhos rosé são muito agradáveis, principalmente no verão que se inicia. Servido geladinho, acompanham bem carnes brancas, peixes como salmão e atum, saladas, e pratos mais leves de carne vermelha.

A importadora Porto a Porto juntamente com mais de 30 estabelecimentos de Curitiba (restaurantes, bares, delicatessens, lojas do mercado municipal) uniram-se em uma campanha em favor do Hospital Erasto Gaetner, o maior em atendimento a pacientes com câncer do sul do país. Como não recebe subvenções governamentais, o hospital precisa da ajuda da sociedade para manter o seu trabalho.

A jornalista Thabata Martin, proprietária da Verbo Comunicação, teve esta idéia, após o êxito da campanha mundial ‘Outubro Rosa’ - em prol do diagnóstico do câncer de mama.

Durante todo o mês de novembro, 15% da venda dos vinhos Bacio della Luna Rosé, Espumante 3B, Santa Carolina Cabernet Sauvignon Rosé e Le Rosé de Floridene, será depositado diretamente na conta do hospital. Outra maneira de contribuir, para quem não quer adquirir uma garrafa de vinho, é fazer um depósito de qualquer quantia acima de R$1,00 nas caixas de coleta que se encontram nestes estabelecimentos que apoiam a campanha.

Todos os detalhes da campanha, assim como o nome e endereço dos estabelecimentos apoiadores estão no site Novembro Rosé.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SALMÃO COM ERVAS E ASPARGOS BRANCOS


Este salmão foi preparado de um modo muito simples e que fica delicioso.

Após cortar os filés, salpique a superfície de cima e de baixo (se não tiver com pele) com sal, pimenta branca apenas quebrada em um pilão ou com o lado do facão, e ervas (tomilho, alecrim). Este da foto está com poucas ervas, poderia ter mais.
Leve para grelhar em grelha ou frigideira bem quente com um pouco de azeite de oliva. Deixe poucos minutos de cada lado. O ideal é que a parte central do peixe fique um pouco crua. Quando o salmão é cozido demais, adquire um gosto muito forte.

Neste dia preparei com aspargos brancos para acompanhar.
Corte o terço final dos aspargos pois esta parte é muito dura. Com um descascador, retire pele mais grossa dos aspargos, poupando a região da flor. Cozinhe rapidamente no vapor ou em água fervendo com sal e retire após alguns minutos, quando é preciso mergulhá-los em água com gelo para parar o cozimento. No momento de servir, grelhe na frigideira quente com um pouco de azeite de oliva.

Este é um prato leve, saudável e de baixas calorias. Combina bem com legumes grelhados, batata cozida, couscous marroquino e arroz 7 cereais. Um vinho rosé harmoniza perfeitamente.